terça-feira, 12 de novembro de 2013

Começando do começo

Coma certo. Trabalhe duro. Se sinta bem!
Estamos quase na metade do mês de novembro e desde que eu comecei minha jornada aqui no blog, em fevereiro, contabilizei pelo menos 10 quilos de massa gorda a menos e 2 quilos de massa magra a mais neste corpo que escreve. Estou muito contente, pois ao que tudo indica, vou fechar o ano com o físico bem melhor do que comecei.

Como mostrei no último post, eu cheguei bem perto do meu peso ideal e no que diz respeito à minha saúde, está tudo em perfeito estado. Mas a saga não acaba aqui, pois cheguei à conclusão de que agora é que começa a parte mais complicada: manter os hábitos de alimentação regrada e atividade física regular para não perder tudo o que já conquistei. Essa é a parte mais borring, mas como eu ainda quero melhorar meu físico para sair da zona de risco do sobrepeso e ficar com o corpo mais definido, então ainda tenho vários challenges para superar. Resolvi começar tudo do começo.

Sua zona de conforto - Onde a mágica acontece
Não vou mentir, nas últimas semanas eu percebi alguns velhos hábitos alimentares voltando aos poucos e a preguiça e a zona de conforto tomando conta. O resultado é de que a balança não mente e eu regredi um pouco. O suficiente para cair na real de que não dá para relaxar. Mesmo que eu não me controle para perder, preciso ao menos me controlar o suficiente para não ganhar. E a grande sabotadora é a maldita junk food, que nenhum ser humano na face da Terra precisa para sobreviver bem e feliz. Por que insisto em colocar tudo a perder por essas bombas de açúcar e gordura? Por esse prazer instantâneo que se esvai assim que o último pedaço é engolido? A segunda maior sabotadora é a quantidade de comida das refeições, afinal preciso comer até ficar cheia? E a terceira é a preguiça que me impede de preparar um lanche mais saudável, de ir correr ou ir à academia, de passear no parque para andar de bike nos finais de semana ao invés de ir ao shopping com suas guloseimas ou de me planejar para ir ao mercado comprar os lanches saudáveis para levar para o trabalho.

Sucesso é a soma de pequenos esforços, repetidos diariamente
Por isso vou começar tudo de novo, isso significa recuperar a determinação daquele dia em que comecei a escrever neste blog, me ensinar de novo a ter disciplina e a cultivar os hábitos saudáveis e me conscientizar mais uma vez de que tem hora certa para chutar o balde. Eu sei como me alimentar direito, tenho um treino físico novinho para por em prática e o apoio de todos ao meu redor. Não há motivos para parar agora.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Reta final para perder


Enfim cheguei na etapa final da minha saga para perder peso! Fiquei muito tempo sem postar, sendo que esses foram os tempos mais difíceis de manter a rotina. Eu sai dela várias vezes e eu acredito que é melhor dar um tempo às vezes do que se pressionar ao máximo e correr o risco de desistir de vez. Todos os breaks foram conscientes e eu sabia que teria que ralar mais para frente para "recuperar"o atraso.

Entre um break e outro eu peguei muito pesado na academia. Mas foi tanto que acabei exagerando e ganhei uma dor absurda na coxa direita. Fui ao ortopedista e ele disse que eu só passei dos limites e que logo a dor iria diminuir, assim que o acúmulo ácido láctico fosse eliminado. Levou mais de uma semana para eu melhorar 100% e acabei não indo para a academia neste período. Vou rever meus treinos certinho esta semana e tomar cuidado para não me machucar mais, afinal eu me exercito para ficar saudável e não o contrário...

Fiz também minha terceira avaliação física na academia e os resultados me surpreenderam muito! Eu estou muito, mas muito perto mesmo do meu peso ideal! Postei abaixo os resultados das três avaliações para comparação (Clique para ver maior):

Fevereiro/2013


Junho/2013

Setembro/2013

Até o final do ano eu pretendo ficar em dia com meu peso e gordura corporal e depois só focar em manter e condicionar o físico. Vai ser o melhor verão EVER!

Participei de duas corridas também! A Magic Disney Run (a que eu mais desejava) de 10K, que completei em 01:12:02 e a Fila Night Race de 5K em 00:33:39. As duas corridas foram incríveis, sendo a segunda mais especial, já que toda galera da academia foi também! Estou animadíssima para as próximas provas e também para melhorar meu tempo! Já estou inscrita na corrida do McDonald's 5K para mulheres e pretendo me inscrever em pelo menos mais uma até o final do ano.

Eu prometo que assim que atingir meu objetivo maior eu posto uma foto do antes e depois! hahaha
Mas antes tenho outra coisa para compartilhar com vocês, no próximo post...

segunda-feira, 29 de julho de 2013

#171 Dia


Ao contrário do que pode parecer, quanto mais quilos vão embora, menor é o incentivo para eu continuar a rotina dieta/treinos. Me olho no espelho, acho que estou muito bem e começo a relaxar, mesmo não estando 100%. No começo faltar na academia era caso de vida ou morte, comer 100 calorias a mais parecia fazer uma grande diferença, mas agora já não existe aquela ansiedade de ver resultados rápidos. Eu acho bom levar as coisas de uma forma mais tranquila, mas de forma alguma pretendo abandonar hábitos que foram tão difíceis de iniciar. Preciso continuar focada! Afinal mesmo após chegar no meu ideal, terei que manter a boa forma e isso vai continuar exigindo disciplina.

Dando continuidade aos planos que fiz no post anterior, refiz minha rotina de alimentação e ficou assim:


  • Café da manhã: fruta e/ou iogurte (levo de casa)
  • Almoço: arroz integral, feijão, legumes variados, carne grelhada, folhas verdes (todo santo dia! Tem um refeitório no meu trabalho)
  • Lanche 1: fruta (oferecida como sobremesa no almoço que guardo para tarde)
  • Lanche 2 (pré treino): Biscoitos Club Social (mas gostaria de uma opção melhor e fácil de carregar - também levo de casa)
  • Jantar (pós-treino): alguma carne e um pouquinho do que tiver preparado em casa


Não estou satisfeita com esse cardápio (principalmente com o que como antes e depois do treino), mas acho que ele funciona. Eu poderia até incrementar com um lanche entre o café e o almoço, mas eu almoço muito cedo. Meu jantar deveria ser pré-determinado, mas acho um desperdício não aproveitar nadinha dos jantares ótimos que tem todos os dias em casa. E eles não atrapalharam em nada meus resultados, pois como com moderação.

Ter que ficar levando comida de casa para o trabalho é muito chato, pois tenho que comprar e carregar, mas é isso ou fico sem comer nada além do almoço e jantar! Ai não rola, né? Saco vazio não para em pé, que dirá corre e faz musculação.

Eu PRECISO treinar corrida pelo menos 4x por semana! É o grande objetivo!

Eu comprei uma balança pelo Mercado Livre, ela é muito linda, de vidro temperado, e agora eu posso me pesar todas as terças logo que acordo. Estou anotando os números em uma planilha e no momento meu peso nesta balança é 66,7 kg. Unhul! \o/

Eu nem acredito que de 77,9 kg cai para 66,7 kg, são 11,2 kg de diferença! Tá certo que esses números foram tirados de balanças diferentes, mas a diferença não deve ser muito abissal. Na real o que vai me dizer mais uma vez o quanto melhorei vai ser a avaliação física da academia. Eu esqueci de postar o resultado da primeira comparado com a segunda, mas no próximo post colocarei. Daqui a três meses farei uma nova e pretendo já estar bem próximo do meu ideal.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

#145 Dia


Fazem três semanas que estou de férias, aproveitei bastante para descansar e esquecer do mundo lá fora. Esqueci tanto que não fui mais à academia. Também não cuidei da minha alimentação. Relaxei total, mesmo sabendo que isso iria me fazer estacionar e talvez até arruinar o que já conquistei. Mas resolvi arriscar e já está na hora de voltar aos bons hábitos. Preciso voltar a monitorar meu peso, mas não tenho mais acesso à balança que me pesava antes, então vou ter que arrumar uma nova para usar semanalmente. Estou pensando em comprar uma, será que é caro? Hoje passei por uma consulta médica e meu peso de acordo com a balança da clínica é 68,5 kg. Não sei quanto este valor destoa da balança que estava acostumada a usar, mas pelo menos me mantive abaixo dos 70 mesmo depois de ralaxar bastante ultimamente!

Estou para começar a trabalhar em uma nova empresa e será tanto um desafio profissional, quanto um desafio para minha rotina de alimentação e exercícios. Não sei como serão exatamente meus novos horários, quanto eles vão afetar minha rotina na academia, se vou ter que trocar de academia, que alimentos estarão  disponíveis durante meu dia, se vou ter que fazer marmitinhas e lanchinhos para levar ao trabalho, enfim, será como voltar a estaca zero, pois terei que refazer toda a estratégia e analisar muito bem o que se adaptará melhor nesta nova etapa.

O plano é o seguinte:

  • Na primeira semana vou marcar quais serão meus novos horários para acordar, dormir, fazer as refeições e lanches e me exercitar;
  • Também vou pesquisar quais são as opções de alimentos que terei no trabalho para tomar café, almoçar e fazer pequenos lanches. Se não forem bons, vou ter que planejar e preparar algo em casa para levar todos os dias; 
  • Vou continuar na academia que estou e ver se a localização dela vai combinar com os novos horários que estarão disponíveis, senão me matricularei em uma nova.

Com essas informações poderei definir certinho como será minha rotina e seguí-la certinho. Creio que o planejamento e a rotina são o segredo para ficar em forma. Não adianta ter força de vontade se você não sabe como agir, tudo fica mais fácil quando você sabe exatamente o que fazer frente a uma situação desfavorável.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Inspiração: Verão, praia... ai, ai

Eu já estou sonhando com o verão de 2014, com a praia, a brisa quente, bebidas geladas e roupas frescas. Pense neste post como um incentivo para começar um Projeto Verão 2014, temos seis meses até lá, dá tempo de sobra de ficar em forma e desfilar quase sem roupa por ai...hahaha.












Fonte das imagens: Pinterest - Beach Life

Bolinho de Arroz Integral no Facebook!

Agora o blog tem uma página no Facebook, assim fica mais fácil para quem acompanha o blog de ver as atualizações e eu também poderei postar mais conteúdo lá! Clique AQUI para acessar a página!


segunda-feira, 10 de junho de 2013

Fitness Style!!!

Haja money para satisfazer todos os meus desejos por roupas novas para treinar! Tem muitas coisas lindas nas lojas, coloridas e mega confortáveis!












Inspiração: Corrida

Separei várias imagens do Pinterest.com para inspirar corredores ou potenciais corredores...rs
















#122 Dia


Sumi pois gostaria de postar somente quando tivesse dados mais concretos das minhas conquistas, mas como está demorando demais vou compartilhar o que andou acontecendo nessas últimas semanas.

Fazem quatro meses e sete dias desde que acordei em um domingo e questionei seriamente meus hábitos alimentares e minha postura diante do meu corpo. Naquele mesmo dia criei este blog, respirei fundo e me comprometi a mudar meus hábitos daquele momento em diante. A princípio coloquei na minha cabeça que o processo de emagrecimento seria muito lento e que a meta seria eliminar ao menos meio quilo por mês. 

Eu não queria me envolver com exercícios físicos, pois não me sentia confortável com a ideia, já que minhas experiências anteriores com esportes não haviam dado muito certo. Mas conforme o primeiro mês foi passando a ideia não me pareceu tão ruim (ter perdido quatro vezes mais do que eu esperava em um mês só com alimentação também me estimulou bastante). Comecei a ver fotos de garotas com os corpos definidos e firmes e decidi que queria aquela aparência também. Me inscrevi na academia e passei a seguir os treinos religiosamente, pois eu queria provar para mim mesma que a dedicação iria ser o grande diferencial nos resultados. A partir dai eu não queria somente perder peso e melhorar minha musculatura, eu também queria me desafiar em algum esporte, queria fazer algo que até então nunca imaginei que conseguiria.

Sempre admirei muito pessoas que praticam corrida, mas sempre tive muito medo de tentar, pois o pouco que tentei achei mega exaustivo. Mas assim como em qualquer esporte, sempre há uma forma correta de se começar, respeitando os próprios limites e forçando sempre aos poucos. Resolvi tentar, sozinha mesmo, na esteira da academia. Passei a pesquisar feito maluca artigos sobre como correr melhor e isso só me incentivava mais. Cada semana eu apertava o passo só mais um pouquinho e quando vi já estava correndo de levinho por uns sete minutos sem parar. Foi então que resolvi entrar para a equipe de corrida da academia e aprender a correr de verdade, na rua. Logo participarei da minha primeira prova e estou muito ansiosa! Semana passada consegui correr 5K em 40 minutos, coisa que eu nunca tinha feito na vida!

Ao completar três meses de academia fiz minha segunda avaliação física, mas ainda não recebi os resultados. Estou ansiosa para ver o quanto progredi. Ganhei um novo treino de musculação, mais avançado, que está me estimulando muito. Nestes tempos comprei diversas roupas novas de ginástica, tênis e acessórios, e esta é uma das partes mais divertidas e glamourosas de se exercitar! rs Também tive que ajustar minhas calças e camisas e até mesmo o relógio e anéis ficaram mais largos. Não há duvidas de que todo o esforço está valendo muito a pena.

Consegui sair da casa dos 70 quilos e agora faltam somente oito quilos para chegar ao peso ideal. Ainda não vou postar as contas exatas de quanto eliminei, pois vou esperar o resultado da avaliação da academia. Estou em um momento de grandes transformações e não posso perder o foco. As deslizadas sempre acontecem (como nesta última semana), mas elas não me farão desistir!

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Desafio 10K, será que consigo?

Eu resolvi deixar o medinho de lado e enfim comecei a me dedicar a corrida! Comecei a duas semanas somente, mas foi o suficiente para eu me animar muito e não vejo a hora de correr de verdade e até mesmo participar dessas corridas de rua bonitonas que eu vejo a galera se preparar tanto! Pesquisando sobre o assunto me impressionei com o calendário farto de corridas existentes e algumas chamaram minha atenção, como essas:




E a que eu mais me animei e que vai acontecer no segundo semestre deste ano:

Então, após ler a experiência de várias garotas pela net, resolvi que vou encarar uma dessas corridas ainda este ano e vai ser a Disney Magic Run. As inscrições ainda não abriram, mas parece que a prova acontecerá em setembro ou outubro e o percurso será de 10K. Vou ter que ralar muito para conseguir chegar lá e ultrapassar a linha de chegada com dignidade, mas eu vou tentar! Quem vem comigo?